instagram

0
Marketing Geral

Como as Cores Influenciam a Compra

14 de junho de 2020

Se você gosta de estudar sobre marketing é provável que já tenha ouvido falar que as cores influenciam nossa percepção sobre as marcas.

Um dos exemplos mais conhecidos pelos leigos é o McDonald’s. A combinação de vermelho e amarelo causam a sensação de fome nas pessoas. Você já parou pra pensar no por que isso acontece? E o que as outras cores significam? Quais impulsos inconscientes são causados nos consumidores por elas?

A psicologia das cores é o estudo que responde a todas essas perguntas. É muito comum profissionais da comunicação usarem estratégias baseadas nesse estudo para elaborarem campanhas, o branding de uma marca, a comunicação visual, e etc…

Vamos começar a entender como a psicologia das cores funciona com o conceito de quente e frio.

Sensações

O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) desenvolveu um estudo que identificou que o nosso cérebro responde aos estímulos das cores. Esse estímulo faz com que o cérebro humano tenha sensações diferentes quando exposto a cores de temperaturas diferentes. Com isso, o psicólogo criou duas classificações de cores: quentes e frias. Esse conceito de Wundt afirma que as cores podem transmitir sensações de calor e frio, por exemplo.

Cores Quentes: Vermelho, Amarelo são as cores primárias que dão origem a essa categoria. A partir delas são formadas as outras cores complementares da categoria, como por exemplo, o laranja.

As principais sensações que as cores quentes nos transmitem são:

  • Calor
  • Verão
  • Vitalidade
  • Movimento
  • Energia
  • Alegria
  • Abre o apetite
  • Irritação
  • Excitação

Por isso é extremamente comum para marcas relacionadas a comida usarem essas cores. O ser humano com o passar das décadas desenvolveu o hábito de comer por impulso, ou seja, quando posto em contato com cores estimulantes ao apetite é comum que seu cérebro responda com o ato de compra daquele alimento.

Crédito da imagem: snooptechnologies.com

Cores frias: O azul é a cor primária que dá origem a essa categoria. O roxo e o verde são as cores complementares mais presentes nessa categoria.

As sensações mais comuns que as cores frias transmitem são:

  • Calma
  • Tédio
  • Distância
  • Conforto
  • Lentidão
  • Tristeza
  • Confiança
  • Seriedade
  • Introspecção
  • Relaxamento
  • Tranquilidade

Por isso marcas que precisam transmitir sensação de credibilidade, respeitabilidade e confiança como bancos e empresas relacionadas a tecnologia, por exemplo, optam pelo uso de cores frias em seus logos e identidade visual.

Crédito da imagem: snooptechnologies.com

Significado de cada cor

Além do estímulo geral que as cores frias e quentes podem gerar no cérebro humano, cada cor tem seu significado individual. É importante prestar atenção no aspecto e significado cultural das cores que podem ser diferentes de país para país.

Azul

Uma cor que deve ser usada com cautela. Apesar de ter um significado positivo no Brasil, em países de língua inglesa a cor azul é usada para demonstrar tristeza. Vamos a um exemplo prático: o extinto plano de saúde Blue Life.

A palavra Blue (que significa azul em inglês) foi usada em um contexto de vida saudável e com cura. Portanto a conotação da marca Blue Life, era que ao contratar esse plano de saúde, você não teria mais preocupações e teria uma vida feliz com a certeza que teria uma vida saudável.

Já no inglês Blue Life teria uma conotação de vida triste e deprimida. É comum pessoas usarem as expressões “I’m feeling Blue” (Estou me sentindo azul) e “I have the blues” (Eu tenho os azuis) para expressarem melâncolia.

Ainda tendo um significado que pode ser interpretado negativamente em certos países, o sentido psicológico da azul cor é de confiança, segurança, calma, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura.

Vermelho

O vermelho está ligado a emoções fortes como a sensualidade e a paixão. Por ser a cor do sangue, ela tem uma conotação de vitalidade e sobrevivência.

Elementos associados à cor: fogo, guerra, inferno, perigo, coração.

Quando exposto ao vermelho, o cérebro humano gera estímulos de urgência, apetite, paixão, raiva, coragem, perigo, força, poder, desejo, amor, liderança e excitação.

Laranja

O laranja é uma das principais cores quentes, por isso, está associada a ações impulsivas. O laranja significa: amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, felicidade, criatividade, determinação, atração, sucesso, sociabilidade, exuberância, encorajamento, impulso, ansiedade e otimismo.

Amarelo

O amarelo está diretamente associado com a luz e ao sol. Ele simboliza calor, luz, claridade, juventude, alegria, prosperidade, raciocínio, energia, aquecimento, espontaneidade, criatividade, felicidade e otimismo.

Verde

O verde é a cor que usamos para demonstrar que algo está correto ou que podemos seguir em frente. Por isso está associado à esperança e a natureza. Além disso ele também pode significar: vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, liberdade, saúde, juventude, crescimento, relaxamento, poder, equilíbrio, segurança e dinheiro.

Rosa

Quando vemos o rosa, logo associamos a cor ao romantismo, a delicadeza e a feminilidade. Ele também pode significar beleza, ingenuidade, sutileza, ternura, juventude, diversão.

Roxo

O roxo está relacionado a espiritualidade, por isso é muito comum o uso da cor na representação de bruxas e universos mágicos com muitas fantasias. Também está diretamente relacionado a Realeza já que nos tempos antigos era muito difícil conseguir tingir um tecido com a cor roxa. O processo era trabalhoso e custava muito dinheiro, por isso somente os nobres tinham acesso a tecidos dessa cor.

O roxo também pode significar: sabedoria, independência, criatividade, esoterismo, tristeza, introspecção, respeito, arte, cultura, riqueza, extravagancia, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.

Cinza

O cinza é uma cor neutra, portanto não entra em nenhuma das duas classificações criadas pelo psicólogo Wilhelm Wundt que expliquei acima. Em outras palavras, por ser uma cor neutra ela não gera sentimentos nos seres humanos.

Por ser derivado do metal prata, o cinza é considerado uma cor conservadora, formal, de autoridade, elegante, prática, antiga e solidária.

Marrom

O marrom é uma cor que tem o poder de transformar ambientes em confortáveis e agradáveis por ter um forte simbolismo de segurança e natureza. Outros significados da cor são: rústico, estabilidade, estagnação, aspereza, maturidade, responsabilidade, confiança.

Preto

Por ser uma cor muito utilizada para simbolizar o luto, a cor preta ficou comumente associada a morte, depressão e solidão. Apesar de muita gente não gostar de usar essa cor por acreditar que pode atrair tristeza e desgraça, o preto tem uma outra gama de significados que muita gente desconhece.

Luxo, sofisticação, elegância, poder, força, autoridade, inteligência, seriedade, formalidade e, acredite se quiser, modernidade são alguns dos bons signficados da cor preta!

Branco

O branco é outra das cores que deve ser usada com cuidado devido ao significado cultural. Enquanto o Ocidente tem o preto como cor oficial para o luto, o Oriente tem o branco.

Por aqui no Ocidente o branco é muito relacionado à paz, a inocência e ao equilíbrio. Também pode ter por significado a luz, claridade, honestidade, pureza, harmonia, modernidade, limpeza e segurança.

Crédito da imagem: huffpost.com

    Leave a Reply