instagram

0
Redes Sociais

Decole Seu Instagram com Estratégias de Hashtags

12 de outubro de 2020

Entra ano e sai ano e o Instagram continua sendo uma das redes sociais favoritas das pessoas que amam consumir conteúdo de forma visual na internet. Ao contrário de plataformas como o Facebook, onde é possível escrever textões, e do Tik Tok onde os textos são quase inexistentes, o Instagram é o melhor dos dois mundos. Ele combina imagem (de foto e vídeo) com texto como nenhuma outra plataforma. Porém assim como várias redes sociais o Instagram permite o uso de hashtags em suas postagens.

Devido a popularidade do aplicativo, está cada vez mais difícil crescer as contas organicamente nele. É comum as pessoas pensarem que existe uma fórmula mágica de hashtags. Então apesar de existir várias estratégias para ajudar no crescimento, todas elas exigem trabalho.

Antes de mais nada quero começar esse post dizendo que é importante sempre ter em mente que estratégia, dedicação e esforço vão fazer do seu Instagram um imã de clientes reais e engajados e as hashtags serão a porta de entrada. Portanto… vamos pôr a mão na massa!

Função das Hashtags

A principal função das hashtags é agrupar as fotos postadas por assunto, facilitando assim a pesquisa. Por exemplo, dificilmente você vai encontrar um post sobre mecânica na hashtag #moda. O público que está pesquisando por conteúdo de mecânica não quer ver posts de look do dia. Portanto, se seu conteúdo não for diretamente relacionado a hashtag, usá-la vai te atrapalhar mais que ajudar.

Outra função das hashtags é trazer um público interessado e engajado. É muito importante que você tenha isso bem claro na sua cabeça: número não é sinônimo de sucesso. Através das hashtags, o Instagram vai mostrar seu conteúdo para pessoas que realmente se interessam pelo que você está postando. Não adianta nada usar #goodvibes (uma das maiores hashtags do Instagram com mais de 95 milhões de postagens), porque a maioria das pessoas que a usa nem fala português. Essas pessoas vão dar uma olhadinha de menos de 2 segundos no seu post e passar pra outro. Portanto, você não leva vantagem nenhuma usando #goodvibes!

Considerando que o algoritmo do Instagram leva em consideração a ação que as pessoas tomam quando vêem seu post (como clicar no “leia mais”, clicar no coraçãozinho, compartilhar, comentar e salvar), quanto mais interação sua foto/ vídeo tiver, mais o Instagram vai divulgar pra outras pessoas. Por isso, na maioria das vezes, é muito melhor você usar uma hashtag que potencialmente pode mostrar seu conteúdo pra 10 mil pessoas que realmente querem ver esse tipo de conteúdo, do que pra 95 milhões de pessoas que vão ignorá-lo completamente. Em síntese, evite usar hashtags que não vão atrair seu público ideal.

Seu Objetivo ao Usar uma Hashtag

Seu principal objetivo ao usar qualquer estratégia de hashtags deve ser sempre o de ranquear suas fotos entre as top 9 mais curtidas de cada hashtag. Simples assim!

Para isso é preciso fazer uma análise de cada hashtag antes de usá-la. Essa análise deve ser feita da seguinte maneira: você vai ver a quantidade de curtidas que cada foto tem e comparar com a sua média de curtidas. Por exemplo: Se a média de curtidas da sua foto for 100 e na hashtag que você está analisando a média de curtidas das top 9 é 3.000, você não tem muitas chances de ranquear nela. Por outro lado, se sua foto tem 100 curtidas e as top 9 fotos da hashtag tem entre 80 e 120, você tem grande chance de ranquear nela.

É muito trabalhoso encontrar as hashtags perfeitas pra ranquear, mas o trabalho vale muito à pena.

Estratégia 1: Do Maior para o Menor

Levando em consideração que não é uma boa ideia para quem está começando do zero usar hashtags com milhões de seguidores, é importante que você faça uma lista com as principais hashtags do seu nicho. Isso mesmo. Você não leu errado.

Com as maiores e principais hashtags do seu nicho, vai ser possível descobrir as outras hashtags de extrema relevância (e menores) que você poderá usar na sua estratégia. Recentemente o Instagram retirou a sessão de hashtags relacionadas (uma linha que ficava abaixo do botão “Seguir” com hashtags que os usuários costumavam usar junto com aquela). Isso complicou um pouco a pesquisa, porém ainda é possível encontrar hashtags relacionadas nos posts das pessoas. Existem sites (que vou citar no final do post) que ajudam a encontrar um grupo de palavras-chave/ hashtags relacionadas a que você está procurando.

Estratégia 2: Analise as Hashtags dos Concorrentes

É muito importante você analisar as hashtags que seus concorrentes estão usando nos posts deles. Essa é uma excelente maneira de encontrar hashtags relevantes. Analise o tamanho de cada uma delas, as possibilidades de ranqueamento sempre tendo em mente que você nunca deve copiar o trabalho dos outros. Além de ser feio, a combinação daquele grupo de hashtags pode não funcionar pra você do mesmo jeito que funciona pra ele.

Dica: Tenha anotado no bloco de notas do celular as hashtags que você for analisando e que vão fazer parte da sua estratégia, assim você sempre terá a lista a sua disposição sempre que precisar.

Estratégia 3: Crie sua Própria Hashtag

Criar a sua própria hashtag é uma excelente maneira de criar uma comunidade com os seus seguidores e clientes. As pessoas adoram fazer parte de um grupo, então incentive-as a usar essa hashtag exclusiva que você criou especialmente para sua comunidade. Isso vai te ajudar a perpetuar sua marca com elas.

Além disso, quando você cria sua própria hashtag você pode ver o que as pessoas estão falando e postando sobre a sua marca. É um ótimo jeito de se comunicar com seus clientes e seguidores.

Um exemplo de sucesso dessa estratégia é a marca chinesa Shein. Dá uma olhada como a hashtag que eles criaram, a #sheingals, faz o maior sucesso:

Exemplo de Hashtag criada pela marca Chinesa SheIn

Estratégia 4: Estrutura das Hashtags

Essa quarta estratégia foi desenvolvida pela especialista em marketing digital no Instagram Luciana Levy.

Antes de mais nada, é importante saber que o Instagram permite o uso de 30 hashtags por post. Ou seja, você deve fazer uso de todas elas. Cada hashtag é uma porta de entrada única que gera trafego orgânico pra sua conta. Por que perder uma oportunidade sensacional dessas?

Segundo Luciana, para um bom desempenho do post sua estrutura de hashtags deve ser a seguinte:

Estrutura de Instagram Hashtags recomendada por Lu Levy

Evite usar hashtags com mais de um milhão de publicações, já que será muito difícil você ranquear (e ser visto e encontrado) nela. Não gaste nenhuma hashtag (ou oportunidade) de ser visto.

Estratégia 5: OLARS

Essa estratégia também foi criada por Luciana Levy.

Existem 5 tópicos que você precisa analisar antes de postar no Instagram. Esses 5 tópicos vão te ajudar a ser encontrado pelo público certo. Antes de começar a planejar quais hashtags serão usadas, sempre se pergunte “Qual é o OLARS desse post?”.

Mas, afinal, o que seria um OLARS? Veja a explicação abaixo:

Objeto:

Qual é o objeto (ou personagem) principal do seu post?

Antes de tudo, analise o que as pessoas podem tirar ao olhar pra foto. Aqui normalmente as hashtags são um pouco mais amplas e abrangentes.

Local:

Logo depois de definir o objeto pense: Onde o post foi criado? A que comunidade faz parte?

Se o local onde o conteúdo foi criado for relevante é importante que além de usar a localização ao postar a foto, você também adicione hashtags relevantes do local. Por exemplo, se você for uma influenciadora de viagem e for fazer um post sobre a Disney, hashtags como #disney #orlando #orlandoflorida são super relevantes.

Acontecimento:

Evento para o qual/ onde seu conteúdo foi criado.

Você está criando conteúdo para um evento específico? Por exemplo, foi passar o carnaval no Rio e quer postar sobre? Que tal postar hashtags como #rio #carnavalcarioca?

Do mesmo modo, se você tem uma conta sobre cinema por que não usar #oscars quando estiver falando dos filmes indicados?

Razão:

Objetivo da existência do post?

É importante que você agrupe seus conteúdos em torno do seu propósito. Qual é a missão da sua marca? Deixe claro! Crie conteúdos para fixar na mente do seu potencial cliente o porque você faz o que faz.

Sentimento:

Enfim, o que você quer passar ou resolver com o post?

Qual problema do seu cliente sua marca se propõe a resolver? Conte pra ele!

Quando decidimos estar nas redes sociais, seja como marca ou influenciadora, sempre estamos resolvendo o problema de alguém. Não caia nessa de que “batom não resolve o problema de ninguém”, ou “mais uma influenciadora de moda não inspira ninguém”. Sempre há espaço pra mais um. Às vezes uma dica nossa resolve o problema de alguém.

Vou dar um exemplo pessoal:

Eu moro no Reino Unido à 4 anos. Sempre tive dificuldade de encontrar um shampoo e condicionador que resolvessem meu problema básico, raiz oleosa e pontas secas. Quando fui passar o natal no Brasil em 2018 decidi comprar o shampoo e condicionador que a Niina Secrets tinha acabado de lançar. Ao passo que fui usando, adorei o produto e decidi fazer uma mini resenha dele no meu instagram pessoal. Não é que eu recebi uma DM de uma moça me agradecendo pela resenha porque ela tinha o mesmo problema que o meu? A moça disse que logo após ler a minha resenha, ela finalmente encontrou um produto que realmente resolveu seu problema.

Em outras palavras, você sempre pode resolver o problema de alguém! Não existe nicho ou post banal!

Estratégia 6: $1.80

O guru americano de redes sociais, Gary Vee, criou essa estratégia com o intuito de ajudar as pessoas a engajar com suas comunidades.

O nome $1.80 vem da expressão em inglês “leave my 2 cents” (que em tradução livre ficaria “deixar meus 2 centavos”). Essa expressão significa que você vai deixar sua opinião e contribuição em algum assunto. Mais que uma técnica de hashtags, essa é uma estratégia de gerenciamento de comunidade. Portanto, se usada corretamente, ela vai te ajudar a crescer o número de seguidores e vai te dar visibilidade como autoridade no seu nicho.

Para crescer nas redes sociais Gary diz que você precisa se tornar a maior parte da sua comunidade. É preciso tempo e dedicação pra aplicar essa estratégia, já que o ideal seria você reservar duas horinhas todo dia pra escutar e contribuir no Instagram.

A estratégia funciona assim: escolha 10 hashtags diferentes (relacionadas ao seu nicho) e entre em cada uma das top 9 fotos de cada hashtag. Engaje com todas essas fotos. Curta e comente. Seja parte da conversa. Se o influenciador fez uma pergunta, responda. Responda os comentários das outras pessoas que também comentaram. Deixe sua contribuição para o assunto. Ao passo que você for contribuindo, você se tornará uma referência na sua comunidade.

Claro que esses comentários devem ser com conteúdo. Em outras palavras, nunca faça spam. Spam não te ajuda em nada no crescimento da conta, ao contrário, atrapalha.

Encontre As Melhores Hashtags

Nos sites abaixo você consegue encontrar hashtags do Instagram relacionadas com seu nicho. Lembre-se sempre de que você quer hashtags razoavelmente grandes com o menor número de publicações diárias, assim você terá mais chance de ranquear entre as top 9 e ser encontrado pelo seu público.

tagsfinder.com

displaypurposes.com

hashtastic.eu

Enfim, espero que esse post tenha te ajudado a montar uma boa estratégia para seu Instagram. Me conta aqui nos comentários qual dessas estratégias você não conhecia 🙂

    Leave a Reply