instagram

0
Marketing Geral

Marketing Gratuito

28 de maio de 2019

A propaganda é a alma do negócio.

Quem nunca ouviu esse ditado provavelmente viveu debaixo de uma pedra por anos. Por muito tempo a única opção de divulgar empresas e produtos era pagar uma quantia astronômica para revistas, jornais ou canais de televisão e esperar que as pessoas que consumiam aquele tipo de mídia se interessassem pelo que você estava vendendo.

Em uma época onde a mídia tradicional era dominante parecia ser vantajoso gastar muito dinheiro para atingir o maior número de pessoas possível. Apesar de cada tipo de mídia ter um determinado segmento, o nicho de consumidores era muito abrangente e como podemos tirar a prova hoje em dia, essa estratégia de divulgação (que na linguagem popular seria: atirar pra todo lado) não é eficiente.

Podemos dizer com toda certeza que em 2019 vivemos em uma era digital e divulgar sua empresa nunca esteve tão acessível. O que a 20 anos atrás pequenas empresas jamais poderiam fazer por falta de verba para investir em marketing (levando em consideração os preços astronômicos mencionados), hoje pequenas empresas divulgam seus produtos e serviços gratuitamente online.

Como eles fazem isso, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: eles usam MARKETING DE CONTEÚDO para trazer possíveis clientes para o site da empresa e redes sociais.

Vivemos em um tempo onde o velho “compra meu produto porque é mais barato que o do concorrente” não persuade mais ninguém. Hoje as empresas precisam se mostrar interessadas pelo cliente, dando assim informações valiosas e gratuitas sobre como o produto ou serviço pode melhorar a vida dele.

Vamos analisar um exemplo prático:

Uma empresa tem alta demanda de vendas durante os meses de verão. Ela precisa aumentar as vendas durante as outras estações do ano e a solução encontrada é o marketing de conteúdo. O primeiro passo é escrever um artigo em seu blog oficial listando os malefícios que o não uso contínuo de seu produto pode causar na vida do consumidor. Além de citar seu próprio produto como solução para esses malefícios, são mencionadas outras possíveis soluções para que seja demonstrado interesse genuino pela saúde e bem estar do consumidor.

Esse tipo de conteúdo normalmente viraliza, pois os leitores compartilham o artigo com os amigos nas redes sociais, aumentando assim o número de acessos no blog, criando engajamento orgânico. Com o aumento no número de leitores o algoritmo do google entende que esse post é de alta relevância e vai ranquear melhor o artigo nas páginas de busca através das palavras-chave (SEO).

O segundo passo é estar sempre presente nas redes sociais. É importante criar uma corrente de conteúdo relacionado ao mesmo assunto para criar cross media (divulgação nas próprias redes sociais), ou seja, você vai usar sua influência no Instagram, por exemplo, para levar sua audiência para seu blog.

Se quiser MESMO aumentar o trafego do seu site é EXTREMAMENTE importante que você tenha um canal no youtube. Esse site de vídeos é a segunda maior plataforma de buscas do mundo (perdendo somente para o Google). Marcar presença em video vai te ajudar a construir uma marca pessoal de autoridade no seu campo de atuação e consequentemente vai te trazer muitos clientes.

O marketing está cada vez mais acessível e democrático. Como mostrei no texto acima, hoje em dia é possível mostrar sua marca para o mundo através de um simples smartphone, com uma foto ou com um vídeo de 15 segundos. Transforme seu produto e as mudanças que ele trará na vida das pessoas em conteúdo útil para seus clientes, aumentando assim suas vendas.

  • Reply
    Um comentarista do WordPress
    28 de maio de 2019 at 13:40

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave a Reply