instagram

0
Redes Sociais

Profissionais Convencionais Ganham Dinheiro com Youtube

25 de janeiro de 2020

É muito comum pessoas associarem o termo “Youtuber” a jovens que tem como função falar sobre moda, beleza, video game, e celebridades na internet. Apesar de existirem cada vez mais adolescentes tentando ganhar seu lugar ao sol e tornar suas redes sociais em trabalho integral, algumas pessoas que tem profissões convencionais começaram a usar a plataforma de vídeo não apenas para divulgar seu trabalho, mas também pra criar conteúdo monetizável online.

A estratégia usada por vários deles, é transformar profissões que assustam o público geral com termos ou cenceitos difíceis de entender, em algo simples, tornando-os fáceis de entender.

Veja abaixo os 5 profissionais que estão dominando o marketing de conteúdo e ganhando bastante dinheiro com o youtube:

Legal Eagle

Devin, mais conhecido como Legal Eagle, é um advogado formado pela UCLA (uma das faculdades mais conceituadas em direito nos Estados Unidos).

Um dos principais atrativos do canal é a linguagem usada por Devin. Ele usa termos jurídicos muito populares para engajar sua audiência. No final de cada vídeo, o advogado pede aos espectadores que deixem comentários sobre o tema abordado para que ele “Object” ou “Sustain” (“Proteste” ou “Sustenha” em tradução livre).

O slogan do canal também faz referência a um tribunal “Objetcion! Think Like a Lawyer” (Protesto! Pense Como um Advogado).

Devin começou seu canal postando dicas de como “sobreviver” a faculdade de direito. Com o passar do tempo, o advogado foi se abrindo mais com seus inscritos e começou a contar histórias de suas próprias experiências na faculdade e como arrumou emprego na área.

A mais ou menos um ano, Devin teve a ideia de juntar vídeos de “react” (youtubers assistindo e reagindo a um vídeo), que fazem muito sucesso entre a moçada, com direito. Ele começou a assistir filmes e series jurídicas famosas (como “Suits” ou “How to Get Away With Murder”) e comentar os erros cometidos pela série, explicando posteriormente como aquela determinada situação aconteceria na vida real.

Usar filmes e séries jurídicas foi uma excelente forma de transferir a audiência que já existente nesse tipo de conteúdo para seu canal, criando assim uma base sólida de fãs fiéis.

Além do AdSense, Devin ganha dinheiro com seu canal promovendo uma plataforma de cursos livres online. 

Doctor Mike

Dr. Mike começou a gravar vídeos para o youtube em 2017 e hoje tem quase 4 milhões de inscritos em seu canal.

Mike começou postando vídeos da sua rotina, desvendando mitos sobre medicina, dicas para provas, e criou um quadro chamado “Ask Doctor Mike” (“Pergunte para Doutor Mike”) onde seus seguidores podem mandar um pequeno vídeo falando sobre seus problemas de saúde e ele dá dicas de como cuidar desses problemas.

Com o tempo o médico adotou outras estratégias de crescimento, assim como Devin, passou a fazer vídeos de react (para trazer audiência que já é interessada em entretenimento médico), reagindo a séries como “Greys Anatomy” e “Scrubs”. Ele também sempre traz tópicos  que estão em alta nas redes sociais, como a liberação da maconha, e a suposta cura da AIDS.

Outro quadro de sucesso no canal são os desafios de dietas que o médico se propõe a fazer. Sempre que surge uma dieta nova da moda, Mike cumpre o desafio de ficar 1 mês seguindo a dieta a risca, e depois faz exames e comenta o resultado. Uma forma de monetizar esse quadro é o patrocínio de marcas de comidas “saudáveis” ou “sem glutem”, que enviam mantimentos para ele experimentá-los durante o mês.

Accounting Stuff

Quem aí também treme na base toda vez que pensa na palavra “contabilidade”?

O contador James começou a criar conteúdo para o youtube a menos de um ano e já cativa um público fiel. Com o objetivo de simplificar a contabilidade para leigos, o canadense criou uma série de vídeos explicando conceitos básicos, como o que é débito e crédito, por exemplo.

James ainda está trabalhando para crescer seu canal, que conta com mais de 11 mil inscritos, e usa a estratégia de DIY (“Faça Você Mesmo” em tradução livre). Essa estratégia é uma boa pedida para pessoas que visam conseguir muitas visualizações em pouco tempo, já que conteúdos que ensinam as pessoas a fazerem algo elas mesmas, tem altas taxas de pesquisa no google.

Five Foot One Teacher

Brittany é uma professora de ensino médio que decidiu compartilhar sua rotina na internet.

Em seus vídeos é possível encontrar desde dicas para novos professores, e conferências, até sua rotina matinal, e os produtos de beleza que ela gosta de usar de manhã.

O vídeo mais popular de seu canal é sobre a revelação da decoração de sua sala de aula (nos Estados Unidos cada professor tem sua própria sala, e no início de cada período os alunos que trocam de sala e não o contrário como é no Brasil).

Sienna Santer – Estudante Universitária

Quem não tem saudade de marcar “estudante” quando perguntam qual é sua profissão em formulários?

Eu morro de saudade desses tempos, e por isso adoro acompanhar o canal da Sienna Santer.

Sienna é aluna da universidade de Harvard e mostra no youtube como é sua rotina em uma das melhores universidades do planta. Se você, assim como eu, sempre quis saber como é a vida de um estudante em Harvard, esse canal é perfeito pra você.

Santer começou a postar vídeos a menos de um ano mas já conquistou um público de quase 200 mil inscritos. Seu vídeo mais popular até o momento é o vlog onde ela mostra o dia em que se mudou para o dormitório da faculdade, visualizado mais de 4 milhões de vezes.

Como forma de monetização, Sienna faz parcerias com marcas, e consegue cupons de desconto para seus seguidores que quiserem comprar produtos nos respectivos sites.

Com todos esses exemplos de pessoas que tem profissões tradicionais e que estão bombando na internet, não tem desculpas pra você não subir seu primeiro vídeo no youtube, HOJE, e começar a monetizar a sua paixão.

    Leave a Reply